Itabuna adquire mais de 36 toneladas de alimentos através do PAA

Iniciativa beneficia agricultores familiares da cidade
Ascom

A Prefeitura de Itabuna alcançou nesta semana a marca de 36191 quilos de alimentos adquiridos dos agricultores familiares do município dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), cuja execução começou neste mês. A quantidade significou a execução orçamentária de R$ 69.921, que serão repassados aos agricultores na próxima semana quando eles receberão o pagamento direto na conta bancária, pelo Cartão do PAA.

Os alimentos são comprados pela Prefeitura diretamente dos produtores da agricultura familiar. Em seguida passam por uma triagem feita pela nutricionista da Secretaria da Agricultura, que define os valores nutricionais necessários para cada grupo de beneficiados. Posteriormente, são distribuídos, uma vez por semana, para 42 entidades assistenciais e filantrópicas e para o Restaurante Popular de Itabuna.

O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Almeida, afirmou que a marca de 36 toneladas é garantia de recurso extra para os pequenos produtores nas festas de fim-de-ano. “É também a garantia de que as instituições assistências de Itabuna vão receber doações de alimentos saudáveis” disse. Lanns ressalta que a meta é chegar a 50 toneladas de alimentos, com o investimento de R$ 100 mil, até o fim do mês.

A presidente da Fundação Baldoíno Lopes de Azevedo, Elba Maria Dórea, explicou que o PAA tem sido uma benção na vida das mais de 100 pessoas atendidas pela instituição, entre idosos, crianças e pacientes da Casa de Passagem. “O complemento das seis refeições que servimos é do PAA. Nosso cardápio requer alimentos saudáveis e é do PAA que eles vêm” afirmou.

Elba Maria relata que a Fundação Baldoíno recebe verduras, legumes, frutas e até bolos produzidos nas propriedades familiares. “É feita uma avaliação do cardápio pela equipe do PAA que sugere, inclusive, formas de utilização dos produtos. Para nossos idosos é maravilhoso. Eles precisam de uma alimentação enriquecida” comentou.

 

Os produtores

 

A produtora Alda Santos Miranda, da comunidade rural de Ribeirão Seco, tem parceria com o PAA há três anos e já conseguiu aumentar a produção de mandioca, banana, limão, laranja e coco. “É uma renda garantida para o produtor. Antes eu só vendia na Feira do Produtor, uma produção bem menor. Hoje aumentou bastante” afirmou.

Já o agricultor Fábio Gonçalves Rodrigues, da Fazenda Santa Bárbara, cultiva hortaliças, mandioca e banana em conjunto com quatro familiares, cuja renda é diretamente influenciada pelo PAA. “Agora temos a certeza da venda, produzimos sabendo quanto e quando vamos entregar e receber. A qualidade de vida da gente melhorou, pois, temos outra fonte de renda, além da feira, e mais mercadorias para entregar.” analisou Fábio.

A produtora Josilene Pereira Reis ingressou no PAA nesse ano, seguindo exemplo da mãe e da irmã. Josilene produz beiju, farinha e verduras e destaca a ajuda ao próximo possibilitada pelo Programa. “Fico muito feliz em saber que meu trabalho ajuda outras pessoas e entidades que precisam” celebrou. Itbuna mantém o maior contrato do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Bahia.